quinta-feira, 11 de agosto de 2011

E na prática?


Como prometido no último post, saio novamente da minha realidade e mergulho de corpo e alma nesse sonho que a cada dia toma mais corpo, mais forma.

Para finalizar minha breve descrição do livro de Martin Seligman, vou comentar apenas um capítulo da última parte do livro - CRIANDO FILHOS (e olha que só esse capítulo já vale a aquisição). Os capítulos Trabalho e Amor também valem muito a pena e trazem diversas "técnicas" para atingirmos o estado de gratificação, de Felicidade Autêntica.

OITO TÉCNICAS PARA CRIAR EMOÇÃO POSITIVA EM CRIANÇAS

1. DORMINDO COM A CRIANÇA
Esta primeira técnica me parece um tanto difícil e, sinceramente, nunca coloquei em prática aqui em casa, a não ser em casos de doença ou mal-estar...Mas acho importante observar o ponto de vista do autor.

Martin Seligman acredita que a interação dos Pais com os Bebês na hora de dormir, durante o sono e ao despertar, fortalece o vínculo entre a família e torna os Bebês mais seguros por meio da atenção pronta e contínua. Tópico polêmico!!!

2. JOGOS SINCRÔNICOS
A premissa para escolha de brinquedos sugerida pelo autor é de que seja comandada pelo princípio do jogo sincrônico e pela sensação de plenitude que provoca. Algumas dicas:
-Blocos empilháveis (você empilha e o Bebê derruba)
-Livros e revistas (velhos para serem rasgados)
-Caixas de papelão (elas podem se transformar em praticamente qualquer coisa...)
Muito importante: Faça de tudo para não interromper a brincadeira da criança, avise com antecedência que a brincadeira está chegando ao fim.

3. NÃO E SIM
Eu realmente sugiro que vocês leiam este pequenos trecho...me parece muito sábio!
Habilidades que a gente desenvolve para saber onde e quando dizer não...
"Se a criança escuta um NÃO agressivo a todo momento, já se aproxima de uma situação nova prevendo mais um...se ouve uma abundância de SIM, acontece como o poeta:
sim é um mundo
& neste mundo de
sim vivem
(cuidadosamente arrumados)
todos os mundos"

Portanto, me parece muito prudente o correto e cuidadoso emprego da palavra NÃO na educação!!!


4. ELOGIO E CASTIGO
"Amor, afeto e entusiasmo devem ser oferecidos incondicionalmente. O elogio deve ter a medida do sucesso, sem a intenção apenas de fazer a criança se sentir bem."
O autor aconselha que ao determinar um castigo fique claro o motivo do castigo. Não se deve fazer acusações à criança e a seu caráter; acuse apenas a ação específica! O castigo impede a emoção positiva porque é doloroso e dá medo!

5. RIVALIDADE ENTRE IRMÃOS
"Quando há na família disputas por posição, afeto e atenção em que para um ganhar o outro tem que perder, floresce todo tipo de emoção negativa".
A criança mais velha sente medo de perder seu lugar, de perder a atenção dos Pais. De acordo com o autor, é importante promover o filho mais velho a uma posição superior através de responsabilidades pequenas e simbólicas.

6. TESOUROS NA HORA DE DORMIR
Os momentos que precedem o sono de uma criança são realmente preciosos...Acho muito importante reservar alguma energia para esse momento tão especial do dia. Alguns Pais (ou seria a maioria?) perdem a beleza desse momento com um beijo superficial ou um rápido ritual. É aqui que gasto grande parte da minha energia diária...e, na maioria dos dias, a hora de dormir é realmente mágica!

Segundo o autor, fazer uma retrospectiva de melhores momentos do dia podem construir uma proporção positiva de estado de espírito que, espera-se, será internalizado por nossos filhos quando crescerem. A simples pergunta: "O que você gostou de fazer hoje?" parece ser um ótimo início para uma relaxante noite de sono...

Para aumentar a probabilidade de que nossas crianças tenham sonhos relevantes e felizes o autor descobriu também a estratégia da "terra dos sonhos". Basta pedir para a criança formar na imaginação uma cena feliz! E então os tesouros aparecem...e quando você menos espera os 15 minutos já se foram e seus pequenos dormem o sono dos anjos! Repletos de pensamentos positivos...

7. FAZENDO UM ACORDO
Neste tópico o autor fala sobre utilizar uma forma diferenciada de acordo, onde a recompensa venha antes, e não depois, do comportamento desejado. A técnica só deve ser empregada se todos os outros recursos tiverem falhado, e assim mesmo, só duas vezes em toda a infância! Difícil??? SIM, muito!!!

8. RESOLUÇÕES DE ANO NOVO
Fazer algumas resoluções de ano novo junto com as crianças - em torno de realizações positivas - parece muito eficaz para enriquecer as forças pessoais.

Para mim foi muito importante falar sobre esse livro. Foi o início de tudo, o início da Felizidade. Não significa - de maneira nenhuma - que eu concordo com exatamente todo o conteúdo dele. Alguns eu admiro muito, outros eu amo (mas acho impossível implementar) e outros eu simplesmente discordo.

Acredito muito numa educação regida pelo amor, pelo carinho, pela simples observação de que lidamos com seres humanos com um incrível potencial para ser qualquer coisa! Obviamente desejamos que nossos filhos sejam bons, gentis, gratos, generosos...felizes. Mas essa felicidade não significa "facilitar" ou "possibilitar" a realização de qualquer desejo, de pequenos (ou grandes) caprichos, mas sim de dar ferramentas, segurança e coragem para que sigam seu coração...aquele mesmo coração em que plantamos tanta coisa boa! A planta que nasce de uma semente de amor não será nada diferente disso!

Com amor,

Lu









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