sábado, 13 de agosto de 2011

"Bem maior do que eu era antes..."




Festa de aniversário é realmente um momento de deleite para mim. Um momento não, vários, já que tudo o que antecede a festa propriamente dita me encanta...

A preparação começa com a escolha do tema. Essa etapa - para nós - é a mais importante de todas e de onde deriva cada fantasia, cada detalhe de um dia precioso!
Meus Filhos de 5 e 3 anos nunca demonstraram um forte desejo por uma festa da "Barbie" ou do "Batman" e eu arrisco alguns motivos para isso:
  • Nunca alimentamos neles o desejo por "personagens" e por isso temos em casa pouca influência visual deles. Simplesmente não achamos saudável esse consumo desenfreado por brinquedos caros e que limitam a fantasia da criança; Os brinquedos educativos libertam a imaginação.
  • Nutrimos com muito amor e carinho a fantasia deles através de histórias (livros muito bem escolhidos ou histórias inventadas na hora), brincadeiras de faz-de-conta, brinquedos educativos, trabalhos manuais, culinária, arte, etc. Este leque de possibilidades faz brotar na cabecinha e nos corações deles tudo o que é mágico e lúdico, sendo mais fácil surgir um "tema" mais interessante (para eles e para nós) do que "Princesas" ou "Homem Aranha";
  • Por último, muita criatividade e delicadeza nos detalhes! Eu amo festa de aniversário e sou louca pelo universo infantil. Por isso, logo após o aniversário comemorado já começo a perceber os interesses deles, presto atenção no que pode ser trabalhado para desenvolver determinadas virtudes; apresento opções e, juntos, escolhemos o tal do "tema", palavra que eles nem entendem direito o significado! A festa simplesmente chega e é um dia memorável, onde a magia e a fantasia marcam presença.
E a partir de definido o "tema" a Mamãe coloca a cabeça, mãos e coração pra trabalhar. Sempre optamos pelo simples, pelo saudável, pelo natural...pelo convite que faço junto com os Pequenos, pelo bolo e doces caseiros, pelo brigadeiro de colher da Bisa, pelas toalhas e decorações da Vovó paterna (aliás, ela foi a responsável pela fadinha linda em cima do bolo), pelas idéias e enfeites da Vovó materna e Nina Veiga, pelas lembrancinhas sustentáveis (brinquedos de feltro, vasinho de ervas, de lavanda, etc), pelo copos, pratos e talheres eco-friendly e pelas fotos incríveis de Olivian Moioli (todas do post são dela!!!)

E a festa então começa. Crianças e pais chegam aos poucos e, devagar, vão se entrosando. Num girar de carrossel a festa está iluminada...muita brincadeira antiga, cantigas de roda, piquenique, contação de histórias, teatro, oficinas...tudo o que faz uma festa ser inesquecível!

Para mim festa de criança tem que ter música de criança! E se você não quiser ter muito trabalho pra pensar na trilha sonora, só Palavra Cantada já basta! Para quem tiver mais tempo e paciência tem muita coisa boa ecoando por esse universo. E que o volume seja agradável para todos os ouvidos, por favor!

E quanto tempo dura a festa? Tempo suficiente para o parabéns não terminar em choro. Os limites de cada criança precisam ser respeitados para que a festa seja harmônica. É muito fácil não identificarmos os primeiros sinais de cansaço e exagerarmos na dose...eu já escorreguei algumas vezes.

O que servir? Muita coisa... desde que seja saudável! Aqui em casa alimentação é prioridade e nas festas procuramos seguir a mesma linha. Sucos de frutas naturais, lanches com pão integral, queijo fresco, peito de peru e salada, milho cozido, pipoca, gelatinas coloridas, e é claro, brigadeiro, beijinho, cajuzinho e um bolo feito com muito amor! Dá um pouco mais de trabalho, é verdade...mas vale a pena!

Mas e o "tema"? Qual foi o escolhido? Quais as opções? No ano passado comemoramos o aniversário de 4 anos da minha Florzinha e de 2 anos do meu Campeão com uma festa compartilhada. O tema girou em torno da história "Rosinha de espinhos" e encantou grandes e pequenos. Príncipe e Princesa estavam presentes na mesa dos bolos (um bolo para cada um, claro!), bem ao lado do "lago" feito com balas de mel. Varinhas de condão e coroas feitas em feltro foram as lembrancinhas e deram início a uma linda brincadeira de faz-de-conta no quintal.
Neste ano tivemos os 3 porquinhos para comemorar os 3 anos do Pequeno e as 5 fadinhas celebrando os 5 anos da Flor. A mesa foi montada por mim com muitos tules e cetins coloridos. As fadinhas, os porquinhos e o lobo mau ficaram por conta (novamente) da talentosa Nina Veiga e seu grupo de artesãs mineiras. O resultado final rendeu, além de bons elogios, a lembrança de um dia mais que especial.




E as "especulações" pelo novo tema já começaram. Estes dias minha Flor ganhou um lindo livro de uma amiga fofa (Princesas do Mundo) e algumas idéias já começaram a brotar. Acho bem promissor esse "tema". Já para o Pequeno o "encontro" ainda não aconteceu...mas tô de olhos, ouvidos e coração abertos, esperando...


E nas entrelinhas as virtudes vão se fazendo presentes...


Com amor,


Lu

Nenhum comentário:

Postar um comentário