quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Felicidade Autêntica - Martin Seligman

Este livro foi uma grande inspiração para a criação da FELIZIDADE.

Martin Seligman foi um dos fundadores da psicologia positiva, ramo da psicologia que estuda os fatores que levam as pessoas a serem mais felizes. Pois é, acreditem ou não, tem muita gente interessante espalhada pelo mundo estudando o que nos faz bem, o que nos faz felizes!

Este livro do Seligman é dividido em três partes que falam sobre possibilidades, sobre atitudes, sobre descobertas para aumentar o nível de satisfação, a nossa tão almejada felicidade. Hoje vou falar da primeira parte.

1. Entender e fortalecer as emoções positivas
Como?
Aumentando as emoções positivas em relação ao passado (gratidão, perdão e esquecimento); aumentando as emoções positivas em relação ao futuro (otimismo, fé e esperança) e aumentando as emoções positivas no presente (gratificação).

Portanto, tirar do fundo do baú boas lembranças da infância, ser otimista e descobrir atividades que te façam "esquecer da vida" é um ótimo começo para alavancar sua felicidade!

Para terminar, quero contar como incorporei parte deste primeiro trecho do livro em nossa rotina: Todas as noites, quase entregues, agradecemos tudo de bom que nos acontece ao longo do dia. Um exercício bem simples, mas muito especial. Vocês não podem imaginar as pérolas que surgem...

As virtudes (segunda parte do livro) ficam para o próximo post...acompanhem!

Boa noite

Luciana

Um comentário: